quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TNR na Praça do Teatro Amazonas...

23/09/08
Chegamos a Manaus no sábado, dia 20/09, logo fomos para o Largo São Sebastião, praça que tem o teatro Amazonas, faríamos uma apresentação lá na terça-feira, no lançamento do pontão de cultura do Cuca. A praça é linda, e o teatro também (estava fechado). No domingo fizemos um lindo passeio no encontro das águas (Rio Negro e Solimões), eu já conhecia, mas mesmo assim foi uma emoção, nosso Brasil é muito grande!!! Paramos em um bar flutuante e a cena era muito triste, pois ao redor, nas águas, tinha muitas garrafas, latas, ou seja, os próprios habitantes do local sujando o Rio Negro, fiquei pensando que deveria haver um programa de conscientização, tá na hora do povo, e claro de todos os empresários que poluem infinitamente mais que o povo com suas indústrias, começarem a cuidar melhor do planeta. Nesta subida para o norte pude ver como a nossa biodiversidade é rica, e mais, como temos terra. A distribuição de renda e terra são muito desiguais, nosso país com uma reforma agrária seria certamente mais justo, feliz e produtivo.
Pois bem, na segunda-feira fomos visitar o espaço da UEA (campos de saúde), logo na entrada o primeiro choque, fomos barrados pois não era permitida a entrada de bermuda. Fui conversar com o diretor para nos liberar, andando pela universidade indaguei as pessoas o porque da proibição, ninguém queria comentar, um homem disse que era um campo de saúde e que não podia entrar de bermuda nos laboratório. Ora se a questão é o laboratório, deveria ser proibida somente a entrada no laboratório. Destaco que o calor em Manaus é muito, motivo pelo qual esta medida além de preconceituosa é totalmente absurda! Na verdade senti que a proibição era realmente uma censura (homem e mulheres com perna de fora?!!), um funcionário disse que a universidade é um lugar de respeito. Conseguimos a liberação e fomos ver o espaço.
Recebemos a informação que os alunos estavam de férias, daí a questão: Vamos fazer o espetáculo para quem?!! A Une nos informou que iria levar secundaristas além da convocação da universidade. Achamos tudo meio estranho, a verdade é que infelizmente às vezes questões políticas prevalecem. Ok, faríamos de manhã naquele lugar estranho mas à noite sabíamos que iríamos para a praça, as vezes temos que negociar!!
Na manhã do dia 23, terça-feira, fomos para a UEA (Universidade Estadual Amazonas), e como imaginávamos não tinha ninguém, só os funcionários e a imprensa. Fizemos um pequena intervenção (encenamos marchinhas de Carnaval: Jardineira e Pierrot e Colombina, e fizemos a Regadeira) e encerramos visto que não apareceu nenhum secundarista!!! Já íamos para o hotel nos preparar para a atividade noturna quando veio o pedido da Une de fazermos uma intervenção na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), ficamos putos, discutimos com a produção pela desorganização, mas acabamos indo fazer, achamos melhor fazer para depois discutir com a coordenação. Na UFAM fizemos um cortejo pelos corredores passando por dois bandejões, nos quais havia uma grande concentração de pessoas, fomos muito bem recebidos, divulgamos a programação da noite.
Às 17:30 fomos para a praça, estava linda, o teatro Amazonas aberto (estava acontecendo um espetáculo, podemos entrar para conhecer e ainda deu para assistir um pedacinho!!!), o palco montado para o lançamento do Pontão, cadeiras dispostas na praça, capoeiristas se apresentando, pessoas sentadas nos bares, pipoqueiro, barraca de tacacá , de churros. As atrações da noite começaram, primeiro aconteceu a apresentação de um ponto de cultura de danças indígenas e logo em seguida, depois do pronunciamento de um artista, foi anunciado pelo Santini a chegada do Tá na Rua, a música mecânica parou e entramos tocando e cantando o hino do TNR, a grande roda se montou, soltamos o som mecânico e abrimos a nossa trouxa da qual saíram os trapos coloridos para contarmos nossas histórias!! Fizemos o Campônio, as Duas Portuguesas e o Carinhoso, foi tudo muito lindo, a roda no decorrer do espetáculo só aumentou, parecia um sonho estar naquele local cercado de gente bonita, éramos uma coisa só, tudo fazia parte do espetáculo, encerramos ao centro abraçados juntamente com um casal de senhores!!!
A festa continuou, teve a apresentação de uma cantora local, a intervenção de um travesti (apareceu na hora e pediu ao Santini para se apresentar) e por fim o show do Jorge Mautner e Nelson Jacobina.
Entregamos um livro do TNR para a Federação de Teatro do Amazonas, representante Sérgio Lino, ele foi nos assistir na praça, disse que não sabia que o TNR estava na cidade, que era uma pena irmos embora pois haveria um Festival de Teatro na próxima semana, gostou muito de nos ver e falou que em março do ano que vem haverá outro Festival com oficinas e seria muito interessante o TNR participar. Muitas pessoas vieram falar conosco, dizer que gostaram, anotaram o blog, pediram para o TNR voltar logo. Eu e o Aldo estávamos saindo do hotel à noite e um cidadão nos chamou para dizer que havia adorado nossa apresentação. Embora tenha sido curta (por questões do evento em estávamos inserido) foi bem intensa, e certamente deu para mostrar um pouquinho do TNR, da nossa maneira de fazer teatro e de celebrar a vida!!