domingo, 17 de agosto de 2008

LANÇAMENTO CARAVANA UNE

12/08/08

Lançamento da Caravana da UNE.

Neste dia houve passeata e ato com o Presidente Lula na sede da UNE e UBES, na praia do Flamengo, Rio de Janeiro, com as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira.

Pela primeira vez uma Caravana da UNE (a quarta realizada até hoje) parte em direção a todos os estados do Brasil.

Um estande da UNE foi montado no terreno e no Aterro do Flamengo para distribuir materiais sobre os temas da Caravana. No local também houve uma Tenda da Saúde, com uma campanha de prevenção e distribuição de preservativos.

A presença do presidente do Brasil consolidou a realização da Caravana e da construção prédio da UNE, projetado por Oscar Niemayer.

Projeto Oscar Niemeyer

No dia 10 de agosto de 2007, em meio às comemorações dos 70 anos da UNE e posse da atual gestão da entidade, o arquiteto Oscar Niemeyer presenteou os estudantes com uma versão atualizada do projeto para a reconstrução da sede na Praia do Flamengo.

Niemeyer idealizou um prédio com 13 andares, onde também haverá um teatro para abrigar as produções culturais estudantis e um museu de Memória do Movimento Estudantil, entre outros espaços.

Permeando a isso...

Com vocês, o grupo Tá Na Rua!

Nós do grupo Tá Na Rua saímos em cortejo do Hotel Novo Mundo rumo à sede da UNE e UBES à três quadras dali. Começamos cantarolando o nosso hino que naturalmente unificou o coletivo de atores que partiam em cortejo e nos apresentou para a cidade do Rio de Janeiro, cidade que recebeu a Caravana de braços abertos e a soltou pelo Brasil afora.

Já apresentados e à vontade, surge do coro: Cidade Maravilhosa, música de André Filho que emocionou e sacudiu os transeuntes da cidade. Imbuídos do sentimento carioca, político e arrebatador o Tá Na Rua se despede da porta da Sede da UNE e entra em pleno Aterro do Flamengo. Lá está Zé gotinha e sua tenda de vacina, Tá Na Rua, estudantes e comunidade entram na fila da Campanha. Todos remediados contra a Rubéola!

Aos poucos o grupo se reorganizou em uma roda com o pandeiro.

De repente uma enxurrada de 400 estudantes correndo pela praia do flamengo invade o Aterro, aquela força jovem, aquela energia balançou o grupo, então pegamos nossas bandeiras, estandartes, prontos para o diálogo e a recepção.
Os estudantes estavam tomados por um sentimento contraditório de libertação e armação. Como pode? Todos gritando pela reforma universitária, pelo presidente, por seus próprios colégios, de repente fomos empurrados e uma garrafa voou. As pessoas já não sabiam mais pelo que falavam, queriam entrar, gritar, pela primeira vez se expressar! Acabavam de sair das jaulas da instituição, lugar que os informavam, porém cegavam-os.

O Tá Na Rua se recolheu, conversamos, tentamos entender, não estávamos ali para nos somar com 400 cabeças e cantarmos o hino dos estudantes. Logo depois, respeitando os impulsos, alguém da roda puxa um funk, foi mágico: caixas de percussão apareceram, os estudantes tocaram e dançaram o ritmo mais aclamado pelos cariocas: o Créu! Já na velocidade 5 da música, as bandeiras da UNE foram parar no chão, os corpos estavam balançando e enfim o Grupo carioca Tá Na Rua e a comunidade começaram um diálogo que só parou com a entrada de todos os estudantes para ouvir o Meretíssimo.

Ora deitados nos gramados do Aterro do Flamengo ouvindo um som ressoar do ato presidencial, ora sentados atentos ao discurso, o grupo descansa para sua próxima apresentação no Anfiteatro da UFRJ, Campus Praia Vermelha às 18:30.


Anfiteatro UFRJ

Vou terminar de escrever!!! Esse parágrafo acima provavelmente vai iniciar o texto que eu pretendo escrever sobre a nossa apresentação no anfiteatro. meu texto ou nosso texto se alguém se empolgar... manda vê!

Autor: Fernanda Paixão
Fonte:

Nenhum comentário: