quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ME LEMBRO DO SUSPIRO PARA SEGUIR A RETA FINAL

MINHA ALMA CANTA

Vejo o Rio de janeiro. Teresina – Brasília – Rio de Janeiro. Embarco às 16hs, sábado, da capital do Piauí fervendo de calor , a notícia que tenho é que no Rio faz frio. O Vôo foi especialmente bonito, nunca uma conexão foi tão bem vinda, gostei de ter passado por Brasília.
Nunca vou me acostumar a sobrevoar a Capital Federal, ver suas luzes encandescentes delineando o Projeto do arquiteto, o avião que voava se via em um retrato luminoso sob a terra.
Logo depois, estava sobrevoando a ex Capital Federal que continua linda mesmo sem o grande título que a abrilhantava na época da Guanabara. Como uma importante metrópole, seus ares estavam engarrafados, o tráfico aéreo nos obrigou a ficar um pouco mais no ar, porém nao era qualquer ar, a cidade maravilhosa com seus mares e favelas nos apresentava de forma privilegiada, em um giro muito bem estudado pelo piloto. As pontes, avenidas, morros e favelas não eram reconhecíveis, a cidade que me abriga desde feto era irreconhecível, meu coração rasgado de saudade procurava alguma pista.
Vi inúmeras pontes Rio – Niterói e algumas Baías de Guanabara. Em um determinado momento acho que acertei, já estava chegando mais perto.
Depois de tanto tempo embarcada em uma caravana era preciso essa passagem pela cidade de origem.
Volto para a caravana e sinto que não estamos tão embarcados ou me resolvo melhor com a dualidade espacial que é estar viajando em um ônibus, dentro de um projeto pelo Brasil: antenados ou alienados?
Nunca estive tão longe das notícias dos jornais e nunca estive tão perto de mim mesmo, do Brasil mesmo.
Como a comida, vejo os hábitos e os pratico, mas nao sei dos assaltos, das campanhas e da inflação: a economia está com inflação?
Para os porteiros eu já não morava mais lá, para outros estou imensamente gorda. Para minha mãe eu estou bem.
Parecia um ano fora da cidade.
Agora, que cá estou : parece mais um ano de caravana.
Até 27 de novembro.

Fernanda Paixão

Nenhum comentário: